Também conhecido como obstipação ou constipação intestinal, o mal atinge cerca de 30% dos brasileiros. O problema está relacionado aos maus hábitos alimentares: quando a dieta é pobre em fibras vegetais, o intestino trabalha mal. Mau humor, barriga inchada e uma sensação de desconforto constante."A ingestão exagerada de doces, massas e farináceos refinados pioram a situação. Ainda na lista das causas estão estresse e sedentarismo. As tensões e a ausência de atividade física comprometem o metabolismo do corpo e, por conseqüência, interferem nas "idas ao banheiro". Como o movimento intestinal está relacionado ao sistema nervoso, fatores psicológicos também podem afetar o funcionamento da região.
Nós mulheres somos as mais atingidas! A ação hormonal faz com que o sexo feminino sofra um pouco além.
Dicas: Para funcionar como um reloginho.
Soluções simples eliminam o incômodo em pouco tempo. A prática de exercícios, a ingestão de água e uma dieta rica em fibras, frutas, verduras e cereais integrais são recomendações básicas.
- Coma de duas a três unidades por dia dos seguintes alimentos: castanha-do-pará, tâmara, nozes, damasco e ameixa preta. “Esta é uma forma prática de recuperar o hábito de evacuação”.
- Aproveite a fruta até o bagaço, principalmente laranja e tangerina.
- Dê preferência ao pão preto, pão de centeio, arroz e macarrão integrais.
- Inclua as fibras na sua vida. o recomendável é 20g por dia - recorra às fibras solúveis. “Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de suplemento não vicia. As fibras são um combustível para o bom funcionamento do intestino e precisam ser ingeridas diariamente”.
-Crie o hábito de beber cerca de dois litros por dia. Não vale refrigerante ou café. Uma dica: tenha sempre à mão uma garrafinha para saber exatamente o quanto consumiu.
-Não faça uso de laxantes à toa: seu intestino fica viciado e preguiçoso.
- Use as bactérias probióticas a seu favor. O nome pode parecer estranho, mas esses organismos vivos compõem vários iogurtes e outros derivados do leite. “Os probióticos são ativos que ajudam a manter a flora intestinal em ordem. Mas é preciso ter cuidado, pois algumas pessoas têm intolerância a lactobacilos, por exemplo, o que pode acarretar uma diarréia”.
- Arrume um espaço na agenda para “visitar o banheiro”. “Fique pelo menos por 15 minutos todos os dias sentado no vaso. Mas nada de fazer força excessiva. Mantenha essa regra independentemente se irá evacuar ou não. Essa é uma forma de treinar seu intestino a trabalhar sempre no mesmo horário”.
-Para quem passa o dia sentado e não tem o hábito de praticar esporte, qualquer movimentação física vai fazer a diferença. "Natação ou caminhadas de meia hora por dia auxiliam muito. A dança do ventre, que movimenta a região abdominal, também é indicada".
- Caso nada disso funcione. Corra para o consultório médico.
Fonte: Viva Saúde, Mulher Criativa
05ago2009
05
ago
2009
Prisão de ventre
Marcadores:
laxantes,
mulher,
prisão de ventre,
saúde
|
Estou lendo: Prisão de ventreTweet this! | Assine o Feed |
Artigos Relacionados
- Ponto G
- Chicletes sem açucar ajuda a emagrecer!
- Câncer de Colo de Útero
- Ansiedade
- Dormir bem emagrece!
- Esfoliação caseira de maracujá
- Oito passos para evitar rugas
- Perca a barriga!
- 8 dicas para ter um corpo perfeito
- Dicas para disfarçar as olheiras
- Prisão de ventre
- Os 10 passos da boa forma
- Saiba mais sobre o câncer de mama!
- Mamografia - importante arma contra o câncer!
- Zonas Erógenas Femininas!
- Mulher não gosta de uma rápidinha!!
- Tenha uma pele sedosa com receitas caseiras!!
- Confira oito dicas para a sua relação durar mais
- Biquíni certo para cada tipo de corpo!
- Depilada para o verão!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário