Como se proteger
Mudanças no estilo de vida das mulheres, como a diminuição do número de filhos e hábitos alimentares, são relacionadas ao aumento do câncer de mama. Neste ano, são esperados 50 mil novos casos no país. Confira algumas dicas preventivas:
– Controle seu peso: especialmente após a menopausa, a obesidade aumenta o risco do tumor, pois pessoas obesas produzem mais hormônios, que estimulam a divisão celular.
– Mantenha uma alimentação saudável: dietas gordurosas e ricas em carne vermelha aumentam o risco, pois é na gordura que se forma mais estrogênio.
– Faça atividades físicas: quem pratica exercícios tem tendência a produzir menos estrogênio, ficando mais protegido.
– Ingestão regular de bebida alcoólica: o álcool pode provocar danos no sistema hepático, dificultando a metabolização do estrogênio pelo organismo.
– Evite o tabagismo: mulheres na menopausa que fumam diariamente têm até duas vezes mais chances de ter câncer de mama do que as não fumantes.
Fatores de risco
– Histórico familiar: mulheres com mãe ou irmã com câncer de mama apresentam duas a três vezes mais risco.
– Menstruação antes dos 12 anos e menopausa depois dos 55 anos: quanto mais cedo for a menstruação e mais tardia a menopausa, mais tempo de exposição ao estrogênio.
– Não ter filhos ou tê-los depois dos 30 anos: é durante a gravidez que o desenvolvimento da mama se completa. Quando a gravidez é tardia, a mama fica mais suscetível a sofrer alterações celulares.
– Terapia de reposição hormonal por mais de cinco anos: o uso prolongado de estrogênio estimula as células mamárias a se proliferarem e aumenta o risco de câncer.
– Pacientes com outras alterações de mama, com exames que demonstraram células atípicas: essas células podem predispor à formação do câncer.
Fique atenta
Quando a doença é detectada no início, o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. Veja como rastreá-lo:
– Autoexame: deve ser feito pela própria paciente, após a menstruação. Identifica nódulos a partir de um centímetro de diâmetro. Clique aqui para ver como fazer
Quando fazer: a partir dos 20 anos, mensalmente.
– Exame físico das mamas: realizado por médicos ou profissionais treinados, é mais eficiente do que o autoexame, permitindo o diagnóstico precoce de tumores com um ou mais centímetros de diâmetro.
Quando fazer: a partir dos 30 anos, uma vez por ano.
– Mamografia: estima-se que, desde a primeira divisão celular anômala até um nódulo de um centímetro, exista um intervalo aproximado de sete anos. A mamografia de alta resolução é o melhor método para detectá-lo.
Quando fazer: a primeira, que servirá de base para as demais, deve ser feita aos 35 anos. A partir dos 40 anos, deve ser anual.
– O tumor é hereditário?
Acredita-se que de 90% a 95% deles sejam esporádicos, sem herança familiar, e decorram de mutações somáticas que se verificam durante a vida. Entre 5% e 10% são hereditários, devido à herança de uma mutação ao nascimento, que confere a essas mulheres suscetibilidade ao câncer de mama.
Fonte: ClicRBS
10out2009
10
out
2009
Saiba mais sobre o câncer de mama!
Marcadores:
câncer de mama,
Epidemiologia,
mulher,
saude
|
Estou lendo: Saiba mais sobre o câncer de mama!Tweet this! | Assine o Feed |
Artigos Relacionados
- Dieta para detonar a barriga!
- As melhores maneiras de evitar que seu cérebro envelheça
- Sexo o Homem e o Envelhecer
- Síndrome de Down revela chave no combate ao câncer!
- Pipoca pode ajudar a evitar câncer!
- Dicas de cuidados após a gravidez
- Os benefícios do colágeno para pele
- Saiba mais sobre o câncer de mama!
- Mamografia - importante arma contra o câncer!
- Os 10 passos da boa forma
- Zonas Erógenas Femininas!
- Mulher não gosta de uma rápidinha!!
- Tenha uma pele sedosa com receitas caseiras!!
- Confira oito dicas para a sua relação durar mais
- Biquíni certo para cada tipo de corpo!
- Depilada para o verão!!
- Ponto G
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário